quinta-feira

Aos 16

Oh ! dias da minha infância !
Oh ! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez de mágoas de agora,
Eu tinha nessas delicias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã !

[ Casimiro de Abreu ]





Hoje estou ficando mais velha. O que é bobagem, porque a gente está sempre ficando mais velha. A Thalita de agora é mais velha que a Thalita de algumas horas atrás, que ficou olhando essa folha em branco e pensando no que rabiscar, no que contar, no que gritar. Mais velha a cada segundo. Só que a gente só percebe quando o ano passa. Quando o aniversário chega. De repente a gente olha e pensa : Passou mais um ano. Agora, é um a menos. E vamos assim, nessa eterna adição e subtração dps anos. Dançando em meio a números que não possuem significado algum. O meu 5 se transformou em 6 tão de repente. Segundo minha sábia mãe, 16 anos já é idade para ter juízo. Logo eu, que não tenho nem cabeça para certas coisas.
Quando criança  os aniversários são para ganhar presente e festa. Quando se é adolescente é para reflexões inúteis como essa. Até você perceber que bommesmo ... é ser criança. Outrora eu chorava porque eu caía demais e ralava o joelho. Hoje eu tenho um coração com feridas que não cicatrizam e não tem sopro de vento que faça parar de arder, como antigos mertiolates.
A questão é que ... '' Eu tenho 16 anos. E eu tenho mais de mil perguntas sem resposta.''